A origem do nome HEGA, que forma a razão social da empresa, foi uma homenagem à Hildegardes, Emma, Germano e Aloísio, filhos do fundador Guilherme Nienaber. Não existe registro que determine a data exata em que a Cartonagem HEGA LTDA foi fundada. Porém, através de relatos e alguns documentos, pode-se presumir que a empresa iniciou suas atividades na década de 20, na Rua Ernesto Alves, 145, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seu fundador, o imigrante alemão Guilherme Nienaber, iniciou as atividades de maneira informal, apenas registrando-a em 1937 como firma individual denominada G. Nienaber e atuando no ramo de indústria e comércio de tipografia e cartonagem.
    Em 1950 houve a primeira alteração de contrato social na qual Emma Érika Feser, filha do fundador, junto com seus irmãos tornaram-se sócios da empresa que passou a chamar-se G. Nienaber & Cia LTDA.
    Em 1971, Emma Érika Feser adquiriu as quotas societárias passando a administrar de forma independente os negócios. Neste mesmo ano a firma passou a denominar-se Tipografia e Cartonagem Hega LTDA. Sua administração caracterizou-se por um comando de extrema rigidez na produção e compromisso com o cliente. Sua participação na empresa deu-se até os últimos dias de sua vida, em 29 de Junho de 1998 encerrando-se assim uma longa etapa de dedicação e empenho de uma profissional. No

período de 1971 à 1985 a empresa apresentou os melhores índices de rendimento, possuindo 80 funcionários e produzindo em dois turnos. A Cartonagem Hega neste período era considerada uma das empresas líderes do ramo tipográfico no sul do país.
    Em 1975, o neto do fundador Luiz Alberto Feser passou a fazer parte do quadro societário da empresa participando das tomadas de decisões. Porém, assumiu o controle administrativo em 1985, ano em que Emma Erika Feser passou a dedicar-se exclusivamente ao setor de produção. Sua administração caracterizou-se por uma grande habilidade administrativa e por solucionar problemas, muitas vezes considerados impossíveis pelos concorrentes, devido ao seu apurado conhecimento técnico do produto e processo de produção.
    Sua gestão deu-se efetivamente até 2001, ano em que passou a exercer a função de assessor técnico na área de produção e manutenção. Entre os anos de sua gestão a Cartonagem Hega adquiriu maquinário pesado do ramo de embalagens, passando a atuar com maior ênfase neste segmento. Em 1994 foi adquirida, mesmo que de forma um pouco tardia, a primeira máquina de impressão de processo offset, haja vista que nesta data o processo tipográfico já se encontrava em decadência e a concorrência havia se acirrado.

Empresa

Guilherme Nienaber com sua filha Emma Erika Feser, ao fundo pavilhão da Cartonagem Hega. (década de 30)



Empresa

Albert e Cristine Feser, a nova geração no evento de premiação do Fernando Pini. (Ano 2003)

    No ano de 1983, Ingrid Maria Feser (esposa de Luiz Alberto Feser) passou a integrar a sociedade da empresa atuando na área de recursos humanos e atendimento ao cliente. Seu suporte vem sendo fundamental para o andamento tranquilo das atividades relacionadas.
    Em 1996, Albert Feser ingressou na sociedade da Cartonagem Hega LTDA. Porém, começou a participar das decisões administrativas apenas em 2001, após sua formatura em administração de empresas.
    No ano de 1999, a então chamada Tipografia e Cartonagem Hega LTDA sofreu sua 14º alteração de contrato social e passou a denominar-se simplesmente Cartonagem Hega LTDA nome que leva até os dias atuais.
    Nestes últimos anos, vem ocorrendo a sempre difícil transição de gerações, na qual os bisnetos do fundador e representantes da 4ª geração, Albert Feser e Cristine Feser vêm gradualmente assumindo a direção da empresa. Idéias inovadoras e de expansão da empresa começam a tomar forma, haja vista que o atual ambiente de negócios exige a adaptação a fatores como: a globalização, a concorrência, o aumento do nível de exigência dos clientes e a necessidade de parcerias com fornecedores fundamentais para a sobrevivência de uma empresa. Assumindo uma postura atual, a administração demonstra um esforço em alcançar os melhores resultados aos seus clientes. O empenho da nova administração já vem apresentando resultados, podendo citar o aumento da qualidade dos produtos, fato que pode ser comprovado com a premiação do 1º lugar na categoria sacolas no concurso nacional Fernando Pini 2003 e a classificação de 2 produtos entre os finalistas na edição de 2004.

COMPROMETIMENTO E DEDICAÇÃO TOTAL A VOCÊ

    Com o objetivo de manter um alto padrão de qualidade, a Cartonagem Hega procura investir na formação de uma equipe especialmente treinada para superar as expectativas de seus clientes.
    O patrimônio humano da Cartonagem Hega é um de seus grandes diferenciais na disputa com a concorrência, pois mescla a técnica de profissionais, com mais de 25 anos de experiência, e a disposição de jovens que iniciam a carreira no ramo.


SALA

de
TROFÉUS

Confira os prêmios que conquistamos.

Saiba Saiba Mais
Empresa
 
DICAS

Prova Virtual ou Física

Saiba Saiba Mais